NJPW: Hiroshi Tanahashi publica carta aberta após despedida
Durante o Wrestle Kingdom 20 deste domingo, Hiroshi Tanahashi perdeu frente a Kazuchika Okada, naquele que foi o último combate da sua carreira.
Após o Wrestle Kingdom 20, a Tokyo Sports publicou uma carta aberta divulgada por Hiroshi Tanahashi, onde este último reflete sobre os seus 26 anos de carreira no wrestling profissional e o futuro da NJPW.
"Consegui terminar a minha carreira ativa no Tokyo Dome, completamente cheio — um sonho tornadi realidade. Sinto que, se não dissesse isto hoje, talvez nunca tivesse outra oportunidade, por isso aqui vai: estou exausto como nunca estive em toda a minha vida (risos).
Passei no exame de entrada à terceira tentativa e tornei-me o lutador profissional que eu desejava desesperadamente ser. Foi incrível finalmente conseguir, mas tudo acaba. Mesmo tendo a determinação para me tornar lutador profissional, nunca tive verdadeiramente a determinação para deixar de o ser.
Eu próprio sempre pensei na reforma de forma vaga. Houve uma altura em que me perguntei o que faria depois de me retirar, quando meus joelhos deixassem de funcionar, os músculos desaparecessem e eu entrasse em declínio. A verdade é que muitos lutadores provavelmente não conseguem imaginar a vida depois da reforma dessa forma. Mas agora acho que isso está bem assim.
Lutar pelo momento presente, por aquele instante fugaz, sem pensar nas consequências antes ou depois. "Por que essas pessoas conseguem se esforçar tanto?" Acho que foi essa imagem dos lutadores que me atraiu quando andava no liceu.
Desde a minha estreia em 1999, vi a New Japan passar por altos e baixos no negócio. O número de espectadores variou, mas a vontade de "garantir que todos os que vieram se divertissem" nunca mudou. Isso acontece por que vivi em primeira mão, ainda no liceu, como o wrestling tornou a minha vida cem vezes mais divertida. Acredito que estou aqui hoje porque nunca deixei de acreditar que "devem existir outras pessoas que, como eu, descubram o wrestling e vejam as suas vidas tornarem-se mais felizes".
Foi apenas uma coincidência o "Hiroshi" do Inoki-san e o "Hiroshi" do Tanahashi-san partilharem o mesmo carácter "至" (alcançar o topo), mas isso permitiu-me viver uma vida tão romântica. Boa, pai!
Se alguém me perguntasse agora: "Estás feliz por te teres tornado um lutador profissional?", responderia imediatamente, alto e com orgulho… "Sim! Estou feliz!" Diria ao meu eu do liceu: "Tornaste-te um verdadeiro lutador e levaste isto até ao fim". Consigo sentir isto porque muitos de vocês me apoiaram. Durante 26 anos, recebi um apoio tremendo... e cerca de 5 anos de vaias (risos). Muito obrigado a todos.
Retirei-me como lutador profissional no dia 4 de janeiro, mas estes sentimentos serão transmitidos, vão crescer, espalhar-se ainda mais, e a New Japan Pro-Wrestling continuará. A partir de agora, vou trabalhar para criar um futuro onde todos os lutador da New Japan Pro-Wrestling possam dar tudo e terminar em grande.
Depois da reforma, vou colocar toda a minha energia em ser presidente, mas também quero passar mais tempo com minha família. Nos anos 2000, viajava constantemente para promoções e eventos fora dos combates. Os meus filhos ainda eram pequenos e eu coloquei muito peso sobre a minha esposa. Temos pouquíssimas fotos dessa época. Gostavaa de ter tirado mais...
Um dia, antes de um combate, a minha mulher disse-me: "Só não te magoes". Na altura, respondi de forma despreocupada, a pensar que "algumas lesões fazem parte do trabalho". Mas agora sinto o amor nessas palavras. Acredito que foi o apoio da minha família que me trouxe até aqui.
Houve um tempo em que tive medo de me tornar alguém que não fosse um lutador profissional, mas já ultrapassei isso. A New Japan Pro-Wrestling pode evoluir. A evolução da New Japan Pro-Wrestling nunca pára!! Ah, e vou tentar não morder a língua quando comentar (risos).
Finalmente! A todos os leitores do Tokyo Sports, amo-vos a todos!!"
