WWE: TKO Group Holdings revela ganhos trimestrais
No mês passado, a Netflix assinou um acordo de 10 anos e 5 bilhões de dólares com a World Wrestling Entertainment, para ser a nova casa exclusiva do RAW num acordo que terá inicio em 2025. Numa linha de negócio diferente em setembro do ano passado, a NBCUniversal renovou com o Smackdown na USA Network num acordo de direitos televisivos durante cinco anos avaliados em 1,4 biliões de dólares. Com estas alterações nos direitos televisivos, combinadas com o crescente interesse e receitas, a promoção de wrestling tem procurado posicionar-se para o sucesso a longo prazo. Além disso, faz agora parte de uma empresa de capital aberto, a TKO Group Holdings, que foi criada a partir de uma fusão com a Ultimate Fighting Championship (UFC).
A empresa divulgou recentemente os resultados do quarto trimestre, divulgando sucessos financeiros recordes para o UFC com dados para todo o ano de 2023, seu 30º aniversário. A receita do UFC aumentou 13%, para 1,3 bilhões, enquanto que o lucro bruto compensando aumentou 11%, para 756 milhões de dólares. A WWE teve fortes resultados fiscais no perÃodo de três meses para o qual os dados foram divulgados, acumulando 331,2 milhões de dólares em receitas e 141 milhões de dólares em lucros brutos.
A receita televisiva da UFC caiu para 168,1 milhões de dólares, uma queda de 2,7% em relação ao último trimestre, mas no ano, o número aumentou mais de 9,5%, para 870,6 milhões no total. A empresa atribuiu o ganho ao aumento de 76,2 milhões nas taxas de direitos televisivos e conteúdo devido a mais receitas contratuais e a um evento pay-per-view no último ano civil. O acordo existente entre os direitos televisivos da UFC com a ESPN expira em 2025, mas espera-se que ambas as partes cheguem a acordo para um novo contrato.
"A TKO teve um inÃcio forte após um desempenho financeiro recorde em 2023 na UFC e na WWE", disse Ariel Emanuel, CEO do TKO Group Holdings e Endeavor, num comunicado de imprensa. "Conseguimos a Anheuser-Busch como a cerveja oficial da UFC, entregámos um acordo enorme para levar o "Raw" da WWE para a Netflix a partir de 2025 e expandimos a nossa presença internacional em importantes mercados de crescimento. Temos mais convicção do que nunca na juncão desses negócios e na capacidade da TKO de impulsionar o crescimento da receita e expansão das margens, gerar fluxo de caixa livre significativo e entregar valor sustentável de longo prazo para os acionistas."
Para a WWE – que não divulgou os seus ganhos até então por ser uma empresa privada. A companhia rendeu 212,2 milhões de dólares em receitas televisivas no último trimestre. No ano inteiro, onde inclui os três primeiros trimestres antes da fusão da TKO, a empresa acumulou receitas de 1,3 biliões de dólares e um lucro bruto compensado de 553,1 milhões de dólares, que são ganhos do ano anterior.
A TKO como um todo acumulou 614 milhões de dólares em receitas do último trimestre e 1,68 biliões de dolares no ano como um todo. Os lucros brutos compensados para os quatro trimestres de 2023 foram de 809,1 milhões de dólares, representando um crescimento contÃnuo nas suas duas propriedades.