WWE: FOX revela motivo de não ter renovado contrato com o SmackDown
A Fox tem sido a casa do SmackDown desde 2019, quando os direitos de mídia do programa foram adquiridos num acordo multimilionário. A estreia do SmackDown na FOX foi igualmente espetacular, com o regresso do icónico lutador The Rock à WWE.
O CEO da FOX, Lachlan Murdoch, revelou porque decidiu não renovar contrato com o SmackDown. O retorno do investimento (ROI) da publicidade durante os shows da WWE não atendeu às expectativas da FOX.
"Com base na análise, (do) ponto de vista da publicidade, não estávamos a atingir os números da pubicidade devido à audiência da WWE para que o nosso retorno do investimento fosse superior ao nível que aceitaríamos. Mas também não atribuíamos à WWE receitas de retransmissão suficientes. Portanto, fazia sentido deixarmos de o fazer. Eles foram um ótimo parceiro durante muitos anos. Mas, simplesmente, somos muito disciplinados e o R.O.I (Retorno sobre o Investimento) não correspondia aos nossos parâmetros de disciplina, desejamos-lhes sorte e superamos eles."
O gigante do wrestling rapidamente encontrou uma nova casa. A USA Network, propriedade da NBC Universal. O valor deste novo acordo é de uns assustadores 1,4 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 40% em relação ao antigo acordo da FOX. A partir de outubro de 2024, o SmackDown encontrará um novo público na USA Network. Esta mudança é importante porque a USA Network já transmite outros programas emblemáticos da WWE, o RAW e o NXT, enquanto que o serviço de streaming da NBC, o Peacock, detém direitos exclusivos da WWE Network em todos os Estados Unidos. A mudança da FOX para a USA Network levanta questões sobre o panorama mais amplo da transmissão da WWE. Se a USA Network conseguir manter o Monday Night RAW, cujos direitos de media expiram um mês antes do início do SmackDown, a NBC Universal tornar-se-à efetivamente o único fornecedor de conteúdo da WWE no mercado dos EUA.