WWE: John Cena admite que já não consegue lutar na empresa a tempo inteiro
No entanto, desde 2016 que as suas aparições na empresa se têm tornado cada vez mais esporádicas, e hoje em dia John Cena apenas aparece ou para protagonizar storylines potencialmente relevantes (que atingem o seu climax nos grandes PLE's) ou para protagonizar storylines que tenham como objetivo apresentar ao público a próxima geração de wrestlers (que foi o caso de Austin Theory, contra quem combateu na Wrestlemania), ao mesmo tempo que contribui para o fenómeno conhecido entre os fãs como "pop nostálgico".
Em entrevista ao podcast Busted Open Radio, John Cena explicou porque é que a frequência com que aparece na WWE tem diminuído com o passar dos anos. A resposta do seu corpo ao natural envelhecimento - vale lembrar que o 16 vezes World Champion completou 46 anos no passado dia 23 de Abril - parece ser a grande razão pela qual John Cena põe cada vez mais a WWE em segundo plano, ao contrário da sua carreira em Hollywood.
"Eu gostava de ainda poder lá estar todos os dias, mas simplesmente não consigo. O meu corpo já não aguenta mais e eu não quero dar aos espectadores um produto de má qualidade. Isso foi algo que aprendi com os veteranos.
"Gajos como o Eddie [Guerrero] arriscavam tanto. Ele só pensava: "Não importa como me sinto fisicamente, que bagagem é que carrego mentalmente, nunca vou dar ao espectador um produto de má qualidade. Eles pagaram um bom dinheiro para me ver e por isso eu vou lá e vou dar tudo o que tenho, e às vezes vou à procura se não encontrar."