Ultimas

Falece lenda do wrestling

Faleceu nesta noite a lenda do professional wrestling Verne Gagne. A notícia foi confirmada e lamentada pela WWE. Gagne é um dos grandes do desporto e um de seus precursores. Ele tinha 89 anos. 

Abaixo transcrevo uma pequena biografia que eu havia escrito sobre ele em 2011, no meu antigo artigo.

"

Verne Gagne Ã© um Hall of Famer da WWE, tendo, igualmente, anos de dedicação ao desporto do pro wrestling. Verne, nada mais nada menos, combateu por trinta e dois anos! Além disto, ele é do Hall da Fama da WCW, da Professional Wrestling Hall of Fame e da lista do Wrestling Observer.

Seu passado como lutador é vasto. Dez reinos mundiais da AWA, companhia da qual ele foi promotor e dono até 1991, quando a federação acabou-se.

Sua carreira começou na NWA em ’49, ficando na empresa até ’60, quando criou a American Wrestling Association, na qual inúmeros outros WWE Hall of Famers combateram e não só “meros” senhores do Hall da Fama, mas exímias lendas. Verne não só merece estar e ser condecorado pela World Wrestling Entertainment pelo seu passado que, só como wrestler, dá-lhe status de lenda, mas também como promotor e dono da AWA, empresa que, repito, faz parte da história do pro wrestling mundial.

Gagne, inclusive, como lutador de luta-livre amadora, participou dos jogos olímpicos de ’48, pelo time dos Estados Unidos. Como amateur wrestler ele tem cinco distintos campeonatos de diferentes federações, provando ser talentoso mesmo afora a modalidade do pro wrestling.

Como treinador, VG é impressionante. Foram noventa e três os lutadores que ele treinou, ao longo dos anos, onde destaco o legendário e histórico “Nature Boy” Ric Flair, Ricky “The Dragon” Steamboat, Iron Sheik, Mr. Perfect, Bob Backlund, Brian Knobbs, Ken Patera, Sgt. Slaughter, Jimmy “Superfly” Snuka e “Good God Almighty”, o épico The Undertaker. Tantas lendas, tantos Hall of Famers e futuros Hall of Famers que, sinceramente, não são linhas que irão fazer-lhes entender a magnitude deste senhor para a modalidade, mesmo sem nunca ter passado pela WWE/WCW. Verne é fulcral na indústria.

Não preciso dizer mais nada. Como diria uma lenda da CWO: palavras para quê ?"
Com tecnologia do Blogger.